ÁREA RESTRITA

HG REALIZA ENTREGA DO “SINO DA ESPERANÇA” PROJETO IDEALIZADO PELO GRUPO DE JOVENS “AMOR EM MOVIMENTO” DO COLÉGIO SÃO JOSÉ

A entrega do “Sino da Esperança” aconteceu às 10h30min do dia 17 de outubro, na recepção da radioterapia do Hospital Geral. O projeto idealizado pelo grupo de jovens “Amor em Movimento” do Colégio São José, beneficiará todos os pacientes oncológicos que completarem o tratamento com quimioterapia ou radioterapia no HG, que serão convidados a tocar o sino, simbolizando o fim do tratamento contra o câncer. O projeto já é desenvolvido em instituições de saúde como o Hospital de Clínicas em Porto Alegre, e traz grandes benefícios aos pacientes contemplados.

Na ocasião aconteceram apresentações de música dos alunos do Colégio São José, o que tornou o momento mais especial e emocionante. 

A Irmã Maria das Graças Silva, representante das Irmãs de São José, expressou o agradecimento pela oportunidade da execução do projeto e a ansiedade do Grupo de "Jovens Amor em Movimento" em visualizar o sino instalado e ouvir o badalar do sino ecoando pelos corredores do HG, espalhando esperança para os demais pacientes que estão em tratamento no Hospital. 

A Médica Oncologista e Coordenadora da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia do HG, Professora Rita Costamilan, iniciou sua fala com a frase de Rubens Alves "Gestos valem mais que mil palavras" e agradeceu todos os envolvidos com o projeto." Para o paciente que passa pelo tratamento contra o câncer, o sino traz o simbolismo de renascimento, necessário para seguir na luta contra a doença"

O diretor-geral do HG, Sandro Junqueira,  ressalta que o sino representa a superação da doença para os pacientes oncológicos, que muitas vezes passam por um longo período de tratamento.  O diretor, emocionado, relembra que há um ano atrás também passou  por procedimento cirúrgico e tratamento contra a doença, e afirma que esse momento de cuidado e humanização contribui com que os pacientes sintam vitoriosos e encorajem uns aos outros.